24.11.05

jardins secretos

Hoje, enquanto percorria a CREL, ouvindo as primeiras noticias do dia (primeiras para mim claro! Bem, pensando bem era a segunda vez que ouvia as 'primeiras', porque a primeira que ouvi as 'primeiras' foi na Sic Noticias...Uff... Não perceberam? Não se preocupem, que eu propria fiquei confusa, mas tambem não interessa nada!).
E com isto tudo, onde é que eu ia? Hum... Ah!! Pronto, costumo alternar entre a TSF e a Antena 1, e foi precisamente nesta última que ouvi, perto das 09h20, uma rubrica diária, intitulada 'O amor é...', com o Julio Machado Vaz e Ana Mesquita.
A questão discutida era se as relações sobreviviam sem 'jardins secretos', isto é, sem segredos nenhuns entre duas pessoas, com total transparencia, em que um conhece tudo sobre o outro e vice versa. E a questão surgiu em volta de uma frase que diz que 'Um verdeiro amigo é aquele que sabe tudo sobre nós, e apesar disso continua a ser nosso amigo'. É uma frase que dá que pensar. Em termos de amizade, concordo e não concordo. Isto porque para mim há vários tipos de amigos. Os 'amigos' não são todos iguais, porque as pessoas são diferentes. O facto de estarem dentro da mesma categoria, não os torna homogéneos. Há sensibilidades diferentes, gostos que se partilham com uns e não com outros, desabafos que fazem sentido ter com uns, mas não com outros, enfim, é nesta diversidade de amizades que está o enriquecimento mútuo. E isto não torna uns mais amigos do que outros. São simplesmente diferentes. Para a maioria deles, eu tenho 'jardins secretos'.

Sobre uma relação amorosa, (a amizade tambem é uma relação amorosa... hum, mas esta a que me vou referir, é mesmo uma relação tipo namoro, casamento e outros nomes que lhes queiram dar), penso que a partir do momento em que se sabe tudo sobre o outro, deixa de haver a 'surpresa', o novo, a motivação do descobrir o outro, ou parte do outro... E quando deixa de existir essa motivação....
Resumindo, tentemos preservar sempre os nossos 'jardins secretos', não deixemos que entrem lá e os devassem, que colham as 'flores' e descubram os nossos 'espinhos', pois é o mesmo que estivessem a devassar a nossa essência... e com todas as nossas 'flores e espinhos' nas mãos, ficamos susceptiveis a manipulações...

Bem, isto é a minha forma de ver as coisas... mas eu sou Gémeos!!! Eheh!!
O que pensam sobre isto?

6 comments:

DreamTeam said...

Uuiii! este é um daqueles temas que davam um ciclo de cinema!
No geral concordo contigo (bem ... se calhar na maior parte ....). Será por também ser gémeos?
O desafio parece-me ser conseguir o equilibrio "perfeito" entre as portas que abrimos, e que arejam, renovam e cimentam a relação sem nos sentirmos fragilizados, e as que mantemos fechadas, com o risco de deixarmos algumas coisas por viver mas que por outro lado preservem os nosso pilares e muralhas de defesa.
Bjs

Manuel Silva said...

Gostei do tema, assim como dos meus amigos, mas eles são realmente muito poucos. conheço muita gente, de perto, mas não do interior, mas talvéz não queira realmente conhecer, passava a vêr a coisas mais negras, não?
Mas concordo contigo, pois tenho amigos para certas coisas,conversas ou brincadeiras. Alguns nem sequer iriam compreender o que estava a falar.
Pricipalmente gostei de saber que voltas-te ao blog...

oasis dossonhos said...

O jardim secreto, pelo mistério poético que alimenta,agrada-me.
A partilha da intimidade só deve ser consumada quando há muita proximidade.
beijinhos
luis

Anonymous said...

Todos nós possuimos jardins secretos! E ainda bem... Agrada-me a ideia do oculto, do indizível! Parabéns pelo blogue!

Anonymous said...

Jardins secretos???
Os nomes que tu dás ás coisas, mas sim nos teus jardins secretos a melhor flor é a cumplicidade!
beijo com saudade

Anonymous said...

Desculpa mas de facto este teu jardim secreto continua a fascinar-me.
Esta tua faceta é linda.