6.12.05

fernando pessoa

"Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar. —
Eu...
Afinal tudo, porque tudo é eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei...
Eu...
Imperfeito? Incógnito? Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu..."

Alvaro Campos, 'Eu'

(não poderia deixar de assinalar os 70 anos sobre a morte de Fernando Pessoa. Não propriamente para celebrar a 'morte', mas sim o ser humano que foi Fernando Pessoa e que se reflectiu nas suas obras. Por vezes penso que se o conhecesse, seria um dos meus melhores amigos. A identificação com o que escreveu é tão imensa, que quase parece que ele descreveu por palavras, tanta coisa que eu viria a sentir... )

No comments: