11.12.08

popularmente....

Popularmente diz-se: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro.'
O correcto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro.'

'Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.''
Enquanto o correcto é: 'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

'Cor de burro quando foge.'
O correcto é: 'Corro de burro quando foge!'

Outro, que todos dizem de uma maneira errada: 'Quem tem boca vai a Roma.'
O correcto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar)

'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correcto é: 'Esculpido em Carrara.' (tipo de mármore)

Mais um famoso...: 'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correcto é: 'Quem não tem cão, caça como gato'... Ou seja, sozinho!

Dizia correctamente algum desses ditados?


(acabei de receber este mail, e achei curioso. Eu dizia (e acho que vou continuar a dizer!) todos mal. Gosto particularmente do 'Cuspido e escarrado'!!)

3 comments:

POC said...

Acho que vou fazer uma alteração e passar a dizer: escuspido em escarrada!! Assim, nem fico de um lado nem fico de outro para não haver guerra!!

Alguns têm mais sentido na versão errada ou é impressão minha?

E... vaia...? Cá raio de verbo é este?? Só me lembra esvaír, não é uma lembradura muito feliz, mas é mesmo para o que me remete.

E posto isto, adorei mesmo foi o do escarrado!! CÁ NOJOOO!! Ahahahahahahahahah!!

lost said...

(TH)(TH)(TH)

Vaia é do verbo Vaiar, que significa: exercer o legítimo direito de discordância ou crítica em relação a algo ou alguém.


Presente do Indicativo
eu vaio
tu vaias
ele vaia
nós vaiamos
vós vaiais
eles vaiam

Imperfeito do Indicativo
eu vaiava
tu vaiavas
ele vaiava
nós vaiávamos
vós vaiáveis
eles vaiavam

Perfeito do Indicativo
eu vaiei
tu vaiaste
ele vaiou
nós vaiamos
vós vaiastes
eles vaiaram
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu vaiara
tu vaiaras
ele vaiara
nós vaiáramos
vós vaiáreis
eles vaiaram
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu vaiaria
tu vaiarias
ele vaiaria
nós vaiaríamos
vós vaiaríeis
eles vaiariam

Futuro do Presente do Indicativo
eu vaiarei
tu vaiarás
ele vaiará
nós vaiaremos
vós vaiareis
eles vaiarão
Presente do Subjuntivo
que eu vaie
que tu vaies
que ele vaie
que nós vaiemos
que vós vaieis
que eles vaiem
Imperfeito do Subjuntivo
se eu vaiasse
se tu vaiasses
se ele vaiasse
se nós vaiássemos
se vós vaiásseis
se eles vaiassem

Futuro do Subjuntivo
quando eu vaiar
quando tu vaiares
quando ele vaiar
quando nós vaiarmos
quando vós vaiardes
quando eles vaiarem
Imperativo Afirmativo
vaia tu
vaie ele
vaiemos nós
vaiai vós
vaiem eles
Imperativo Negativo
não vaies tu
não vaie ele
não vaiemos nós
não vaieis vós
não vaiem eles

Infinitivo Pessoal
por vaiar eu
por vaiares tu
por vaiar ele
por vaiarmos nós
por vaiardes vós
por vaiarem eles



(fui muito chata? :P)

POC said...

Eshcuta... (dedinho) tinha muito mais piada se fosse:

Presente do Subjuntivo:
Que eu vaia
que tu vaias
que ele vaia
que nós vaiamos
que vóis vaiais
que eles vaiam...

... onde não sei, mas que vaiam onde lhes apetecer!! (TH)

Este "lhes apetecer" lembra-me sempre Carca!! =D