19.9.09

Budha Eden


Hoje a tarde foi passada no Budha Eden - Jardim da Paz (jardim das estátuas, se quiserem), no Bombarral (ou perto).

Construido pelo execrável Joe Berardo que "Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, (...)deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.", este jardim, com 35 hectares, é um espaço bastante agradável. Amplo, com a luz a ter liberdade de difusão, dá-nos uma alguma sensação de serenidade e de introspecção.

Mas pouco mais... Falta talvez "alma", alguma coisa que nos dê realmente a sensação de espiritualidade própria, de algo que "mexa" com o nosso interior, que nos dê vontade de meditar.

Sem duvida que é um espaço bonito, mas tambem (talvez ainda) muito artificial. Tambem acho que as pessoas (incluindo eu), vão ao jardim quase com se fossem ver uma exposição, quando o suposto é disfrutarem do espaço em si. Inumeras estátuas do buda, de dragões e de soldados de terracota deveriam ter algumas placas com explicações sobre eles.
A próxima vez que lá for, tentarei ir com um espirito diferente.

(este texto deve estar a sair atabalhoado, mas está a ser escrito after uns copitos de JP tinto, Azeitão, Bacalhôa (em vez de atabalhoado deverei ser mesmo "abacolhoado")).

Pronto, vou continuar a ver o jogo do meu FCP.

1 comment:

Paula Baltazar Martins said...

Ora aqui está um espaço com um qual tenho uma relação comlicada. Por um lado apreciei imenso as estátuas de terracota, são lindas e provocam um grande impacto, por outro lado existem algumas estátuas, demasiados artificiais.

Outro aspecto que não me permitiu encontrar a paz publicitada, foi o público pouco respeitador do espaço.

Mas o saldo é positivo, está um espaço agradável.