26.8.08

orientação bovina


"Foi preciso usar imagens de satélite para descobrir aquilo em que nunca reparamos ao longo de milénios: as vacas pastam viradas para Norte e para Sul, mas nunca para Este ou Oeste.


Provavelmente nunca reparou nisto, mas a maioria do gado bovino, tal como outros animais de pasto e como veados, está sempre virado para Norte ou para Sul, mas nunca para Este ou Oeste.

Quem o diz são cientistas alemães da Universidade de Duisburgo-Essen que analisaram milhares de imagens do Google Earth e que verificaram que as manadas de vacas, renas e veados apresentam um padrão Norte-Sul nas pastagens de todo o mundo.

O estudo implicou ainda a observação no terreno de veados na República Checa, o que confirmou a análisa das imagens de satélite.
A maioria dos veados pasta virado para Norte, e uma minoria pasta virada para Sul, o que é entendido como um comportamento de defesa contra potenciais predadores.

Porquê este ritual? Os biólogos suspeitam que estes mamíferos tenham algum tipo de bússola natural e que se guiem pelo campo magnético da Terra, como acontece com os golfinhos, várias aves e morcegos. São agora necessários novos estudos para confirmar esta teoria.

A excepção neste fenómeno está em algumas zonas da América do Sul e de África. «Aí o gado está ligeiramente virado para uma posição Nordeste-Sudoeste, mas é sabido que o campo magnético terrestre é mais fraco nessas regiões», disse à BBC Sabine Beagall, da Universidade de Duisburgo-Essen."
(in SOL)

4 comments:

Pugo said...

Acho que da próxima vez que for para o Gerês vou levar uma vaca comigo a ver se não me volto a perder nas caminhadas.....

:s:S

lost said...

Ao menos tens sempre a certeza que nunca vais para nem para Este nem Oeste...

:P:P

Pugo said...

Aahhahaha
E mais ainda: leitinho ao pequeno almoço!!!!!

:D :D :D

MissNutz said...

estou sem palavras...bem k podia saber disto das vezes k me perdi em acampamentos de escuteiros e nao tinha bussolas ....humpf